top of page

Alba rejeita Fórum da União Europeia sobre América Latina e Caribe

A Articulação Continental dos Movimentos Sociais e Populares rejeitou a realização de um Fórum convocado pela União Europeia (UE) sobre a América Latina e o Caribe

O movimento ALBA denunciou que os critérios de seleção para participação no Fórum são desconhecidos e foram definidos sem levar em conta a Celac. Imagem: TeleSur


A Articulação Continental dos Movimentos Sociais e Populares rejeitou na última segunda-feira (10) a realização de um Fórum convocado pela União Europeia (UE) sobre a América Latina e o Caribe sem a participação de organizações e articulações chave para a região.


Esta articulação de movimentos sociais integra a Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba), chamada de Alba Movimentos. Para a articulação, a UE pretende montar um palco para “dar voz a posições financiadas por ONGs e think tanks de direita em nosso continente e na Europa”.


“Denunciamos a realização deste Fórum convocado pela UE de forma unilateral e não transparente, convidando diretamente organizações e representantes da sociedade civil da Europa e América Latina e Caribe cujos critérios de seleção são desconhecidos”, destacou a ALBA Movimentos.


Para a Alba Movimentos, não foi levado em conta “o esforço da sociedade civil organizada como a Celac Social em torno da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac)”.

Nomes desconhecidos

Insistindo que os nomes dos setores convidados a participar do Fórum são desconhecidos, a Alba Movimento disse que a convocação tenta “apresentar, sem nenhuma legitimidade e representatividade, o espírito integracionista da sociedade civil dos países da Celac”.


O Fórum, por outro lado, conforme a Alba Movimentos, exclui questões fundamentais a serem tratadas em relação aos povos da América Latina e do Caribe.

E destaca: “profunda crise econômica, política, ética, energética e ambiental, e a necessidade urgente de reformar a estrutura financeira e a ordem econômica internacional”.


Cúpula dos povos

A Alba Movimentos reúne mais de 400 organizações de 25 países para a construção de um projeto político emancipatório a partir dos povos. A cúpula convocada pela UE-Celac ocorre em Bruxelas nos próximos dias 17 e 18 de julho, e, em paralelo, como é habitual desde 2004, a Alba realiza a Cúpula dos Povos.


“A partir dos movimentos sociais e representantes de diferentes expressões da sociedade civil na nossa região e na Europa, promovemos o desenvolvimento da Cimeira dos Povos”, diz a articulação, que rejeita o Fórum.


Informações do Jornal GGN.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

SOBRE
A Latina Hits é uma rádio que transmite o melhor da música latina para o público brasileiro, durante 24h por dia, sete dias por semana.

© Rádio Latina Hits do Brasil
Brasília/DF

TAGS
Música latina rádio rede radios latina salsa reggaeton pop latino vallenato bachata merengue   Latina Brasil Latina Hits românticas Brasília Distrito Federal São Paulo Recife Pernambuco Brasil adulta jovem contemporânea ritmo caribenho caribe caribenha américa do sul américa central latino

LOGO_LATINA_HITS_ALTA.png
bottom of page