top of page

Brasil perde sua histórica posição de liderança no transporte aéreo de passageiros na América Latina

No primeiro trimestre de 2023, o México se consolidou como o maior mercado da região, ao transportar um total de 29 milhões de passageiros aéreos de janeiro a março, enquanto o Brasil registrou 27,4 milhões de passageiros

Pátio do Aeroporto Internacional de Guarulhos



A Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) informa hoje, 31 de maio, que, de acordo com dados de seu mais recente Relatório de Tráfego, divulgado neste mês, o Brasil perdeu a liderança que historicamente ocupou no transporte aéreo de passageiros na América Latina


No primeiro trimestre de 2023, o México se consolidou como o maior mercado da região, ao transportar um total de 29 milhões de passageiros aéreos de janeiro a março, enquanto o Brasil registrou 27,4 milhões de passageiros, ficando com a segunda posição.


Esses números representam uma queda de 10% em relação aos níveis de 2019 para o Brasil, que ainda não conseguiu se recuperar completamente da pandemia, enquanto o México apresentou crescimento em relação a 2019.


No primeiro trimestre de 2023, o Brasil contabilizou 229.815 voos, o que significa que está 8% abaixo do número registrado em 2019 (247.673 voos). Embora este dado indique que o Brasil teve um número maior de voos no primeiro trimestre de 2023 que o México (cerca de 18.000 a mais), o país norte-americano cresceu e se encontra apenas 1% abaixo dos níveis de 2019.


Comparativamente, no primeiro trimestre de 2019, o Brasil transportou 30 milhões de pessoas, 23% a mais do que o México, devido ao número significativamente maior de passageiros domésticos. Porém, nos três primeiros meses de 2023, enquanto o México viu um aumento de 23% nos passageiros domésticos, o Brasil registrou apenas 7% de crescimento.


Já em relação ao embarque internacional, o México lidera com folga, transportando 14,3 milhões de passageiros no primeiro trimestre de 2023, quase três vezes mais do que o Brasil no mesmo período.


Para o CEO da ALTA, José Ricardo Botelho, alguns fatores contribuíram para esta mudança de liderança: “Por um lado, o México teve uma abertura de fronteiras oportuna, possui uma localização geográfica privilegiada e um forte turismo étnico, além de uma regulamentação relativamente eficiente na solicitação de vistos e um mercado muito dinâmico. Já o Brasil ainda está fortalecendo sua conectividade”.


Botelho também destaca a necessidade de o Brasil promover uma regulação de vistos inteligente e fortalecer seu órgão de fomento ao turismo internacional, assim como fizeram outros países da região.


“Enquanto o México representa 22% dos passageiros internacionais que viajam para a América Latina, o Brasil responde por apenas 9%. A situação mostra a necessidade de estratégias e políticas que estimulem ainda mais o crescimento do setor de aviação no Brasil, que diminuam os custos operacionais, estimulem a segurança jurídica e promovam um ambiente favorável ao turismo nacional, mas principalmente ao turismo internacional”, conclui o CEO.


Informações de AEROIN.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

SOBRE
A Latina Hits é uma rádio que transmite o melhor da música latina para o público brasileiro, durante 24h por dia, sete dias por semana.

© Rádio Latina Hits do Brasil
Brasília/DF

TAGS
Música latina rádio rede radios latina salsa reggaeton pop latino vallenato bachata merengue   Latina Brasil Latina Hits românticas Brasília Distrito Federal São Paulo Recife Pernambuco Brasil adulta jovem contemporânea ritmo caribenho caribe caribenha américa do sul américa central latino

LOGO_LATINA_HITS_ALTA.png
bottom of page